ECONÔMICO E FINANCEIRO

A gestão dos ativos

Na estrutura organizacional da Visão Prev, a Diretoria de Investimentos reporta-se diretamente à Presidência da entidade que, seguindo seus princípios de governança, conta também com um Comitê de Investimentos. Trata-se de um órgão de assessoramento composto por especialistas que avalia, monitora e recomenda as melhores alternativas para rentabilizar os recursos administrados pela Visão Prev, observando sempre a relação risco x retorno, a partir das premissas e limites estabelecidos nas Políticas de Investimentos dos planos, revistas anualmente.

Os cinco membros do Comitê de Investimentos devem ter experiência mínima de três anos na área financeira ou de investimentos e possuir certificação que comprove sua expertise. Eles reúnem-se mensalmente com a participação da equipe de Investimentos e Riscos da Visão Prev para apresentação e discussão de temas técnicos. A cada trimestre, nas reuniões dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, são também analisados, entre outras questões, os resultados dos investimentos.

A Visão Prev não possui gestão própria; seus investimentos são administrados por gestores externos, contratados por meio de processo de seleção fundamentado em critérios quantitativos e qualitativos e aprovados pelo Comitê de Investimentos. A entidade procura, assim, operar com os gestores mais consistentes do mercado a fim de alcançar as melhores rentabilidades para cada um dos seus planos e perfis de investimentos. Seu desempenho é periodicamente avaliado, considerando não apenas a transparência e solidez na gestão como também a qualidade dos resultados atingidos.

Os ativos integrantes de cada carteira são selecionados pelos gestores externos, utilizando modelos estatísticos com o intuito de obter rentabilidades aderentes aos resultados dos benchmarks fixados, sempre respeitando os limites de risco definidos pelas Políticas de Investimentos. Para isso, são acompanhados pela Área de Riscos Financeiros da Visão Prev que monitora as exposições assumidas com o objetivo de evitar perdas para a entidade.


COMITÊ DE INVESTIMENTOS

Nome Cargo
Marcelo Domingos Pezzutto Presidente do Comitê (Diretor de Previdência da Visão Prev)
Manoel Carlos Carreiro do Rego Membro (Consultor financeiro da AVISÃO – Associação dos Participantes dos Planos da Visão Prev)
Gustavo de Castro Araújo Membro (Gerente sênior de Risco, Controle e Operações Financeiras da Telefônica)
Luis Carlos da Costa Plaster Membro (Diretor de Relações com Investidores da Telefônica)
Luiz Carlos Moreira Lima Membro independente (Sócio-fundador e diretor executivo da Berkana Patrimônio)

 


rodape