GESTÃO E GOVERNANÇA

Administração eficiente e transparente

A estrutura organizacional da Visão Prev é pensada para assegurar uma gestão eficiente e transparente, com ampla troca de informações e experiências entre as áreas, multiplicando e aprimorando as boas práticas. Em 2017, foram muitas as conquistas e realizações.

 

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Participação na Abrapp

A entidade conta com 45 colaboradores que, além do envolvimento em processos internos de melhoria, fazem parte de quatro Comissões Técnicas Regionais (CTR) Sudeste da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) que se dedicam à análise e discussão de temas de interesse do setor: CTR de Governança, CTR de Comunicação e Marketing, CTR de Relacionamento com o Participante e CTR de Assuntos Jurídicos.

Nova sede

Em março, a Visão Prev mudou para uma sede própria. A decisão teve como base duas premissas: um estudo que indicou que a compra traria melhor retorno financeiro para a entidade, em função da queda dos preços no mercado imobiliário e do momento econômico, e a disponibilidade de um ambiente mais conveniente para o atendimento aos participantes e para os colaboradores.

Investimentos na equipe

Para que possa oferecer os melhores produtos e serviços aos participantes e patrocinadoras, a Visão Prev precisa contar com um time preparado e motivado. Em 2017, foram desenvolvidas diversas iniciativas que resultaram em uma importante conquista para a entidade: sua Pesquisa de Clima interno registrou um crescimento de cerca de 6,5 pontos percentuais, atingindo um índice de 83% de satisfação geral.

Entre as ações, merecem destaque o incentivo educacional, com subsídios para cursos de pós-graduação, a parceria com a Universitas (universidade corporativa da Telefônica), a participação na Semana de Autodesenvolvimento da Telefônica, o lançamento do Programa de Mentoring, inclusive com o envolvimento da presidente e de diretores da Visão Prev, a criação do Comitê de Clima, com colaboradores de diversas áreas, e do Comitê de Treinamentos, para deliberar sobre cursos e treinamentos úteis para o desenvolvimento das equipes que abordaram temas como compliance, riscos, investimentos, questões tributárias, contábeis e jurídicas.

Manutenção da certificação da ISO 9001

A Visão Prev assegurou a adequação de seus processos aos requisitos da norma ISO 9001, comprovada após auditoria no mês de agosto. A melhoria contínua dos procedimentos, o monitoramento da performance e a frequente atualização dos documentos (como normas, manuais e fluxogramas) são alguns dos fatores que vêm garantindo a manutenção anual da certificação, desde sua conquista em setembro de 2012, o que reafirma o compromisso da entidade com a eficiência de sua gestão.

Criação da Área de Qualidade

A nova área foi criada para aprimorar a assertividade do atendimento oferecido pela Visão Prev. Para isso, faz o acompanhamento das solicitações e respostas a fim de checar a qualidade dos contatos, além de identificar e propor melhorias constantes nos processos.

Alterações nos Regulamentos

Os Regulamentos dos planos Visão Telefônica, Visão Multi e PreVisão foram revistos. As alterações, aprovadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e comunicadas aos participantes, adequaram os textos para proporcionar maior agilidade no relacionamento com a entidade de forma digital, além de modificar regras relativas aos beneficiários, com ajustes operacionais e processuais.

Gestão do passivo judicial

A Área Jurídica continua empenhada no correto encaminhamento e redução dos processos, minimizando ou revertendo perdas para a entidade. As ações judiciais nas quais a Visão Prev figura no polo passivo são, em sua maioria, concentradas nas demandas de natureza previdenciária relativas a pedidos de pagamento de diferenças decorrentes da utilização de índices de inflação “expurgados”, quando da atualização monetária de suas reservas de poupança, por ocasião dos respectivos desligamentos ou migração de planos antes geridos pela Fundação Sistel para a Visão Prev. Há ainda ações tributárias que tratam da incidência de pagamento de PIS/COFINS, IOF, IRPJ e CPMF.

Benefícios pagos

O número de assistidos dos planos vem crescendo ano a ano, concretizando o objetivo essencial da Visão Prev como uma entidade de previdência complementar: pagar os benefícios nas modalidades e formas previstas em seus Regulamentos. É o momento, portanto, de cumprir a meta de contribuir para uma aposentadoria tranquila que possibilite a realização de novos projetos e sonhos. Apenas nos últimos quatro anos, o total pago em benefícios ultrapassou a marca de R$ 1,2 bilhão.

Ano Número de assistidos* Valores pagos
2017 6.102 R$ 324.538.863,22
2016 6.068 R$ 313.620.157,97
2015 5.957 R$ 298.144.745,10
2014 5.594 R$ 276.602.516,85

* Inclui aposentados e pensionistas

 

Portabilidade

A análise da movimentação de recursos via Portabilidade permite notar claramente a credibilidade crescente da Visão Prev junto a seus participantes (veja dados sobre a Pesquisa de Satisfação). Em 2017, a Portabilidade de entrada – ou seja, os recursos trazidos para a entidade – foi mais de 11,7% superior à de 2016, com um valor total superior a R$ 1,7 milhão. No caminho contrário, a Portabilidade de saída (portanto, a retirada de recursos da entidade) teve uma redução de mais de 70% em valores, na comparação com 2016.

Tipo de Portabilidade 2017 2016 2015 2014
Entradas R$ 1.703.944 R$ 1.524.086 R$ 2.619.170 R$ 482.084
Saídas R$ 2.730.277 R$ 9.147.270 R$ 6.890.933 R$ 12.641.475

Despesas da entidade

Desde 2016, é oferecida aos participantes a opção de fazer a migração de perfil três vezes ao ano (em junho, dezembro e em mais um mês à sua escolha). O benefício para o participante com essa mobilidade é muito vantajoso, ao assegurar maior flexibilidade e autonomia. Vale destacar que a boa gestão possibilitou redução superior a 6,5% dos custos relativos à administração de recursos em 2017 frente a 2016.


CUSTOS RELACIONADOS À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS

Descrição 2017 2016
Custódia R$ 292.073,88 R$ 313.084,60

* Considerando apenas as despesas pagas diretamente pela Visão Prev


DESPESAS VISÃO PREV – CONSOLIDADAS

Rubrica Acumulado 2017 realizado (R$) Acumulado 2016 Realizado (R$)
Pessoal e Encargos Sociais 13.245.177,69 12.779.137,89
Remuneração Conselhos e Comitês 432.877,79 521.763,45
Serviços de Terceiros 7.271.958,38 6.365.290,82
Despesas de Viagens 84.360,09 23.083,76
Despesas com Prédios 872.506,72 1.057.124,65
Comunicação, Transportes, Cópias, Assinaturas 305.719,54 238.426,30
Publicação e Divulgação Legais / Institucionais / Outras 362.388,54 419.656,09
Outros Dispêndios Correntes 1.337.638,25 1.327.655,17
Depreciação 556.264,59 231.162,10
Despesas Visão Prev 24.468.891,59 22.963.300,23
PIS/COFINS 1.961.283,35 2.994.434,95
Total de Despesas 26.430.174,94 25.957.735,18

 


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